Sobre Seguir e se Inspirar

Bernard De Luna8 de março de 2021

Se você lê minha newsletter, de alguma deve acreditar que contribuo de alguma forma com a sua vida ou carreira. Todas as dicas, sugestões, recomendações que trago aqui, no fim, são minhas verdades. Você tem 3 opções para os caminhos que apresento em meus canais: seguir por ele, não seguir por ele ou utilizar o conhecimento entendido e ajustá-lo para transformar em um terceiro caminho só seu.

Quando falamos de grandes nomes da área como Teresa Torres, Roman Pitchler e Marty Cagan, ou até de nomes brasileiros, devemos entender que são visões orientadas a um prisma limitado de conhecimento, que nunca cobre ou cobrirá todas as arestas. Cabe a você, sim é sua responsabilidade, ouvir o que foi falado e ajustar a sua realidade, ou até mesmo, decidir não aplicar ou seguir pelo caminho traçado.

Seguir um caminho ou uma recomendação é acreditar no que é oferecido, é pagar para ver, é comprar a ideia e sua execução.

Entretanto, tem uma maneira ainda melhor de lidar com uma leitura ou novo conhecimento, que é através da Inspiração. Inspirar vem do latim "inspirare", ou seja, colocar o ar para dentro, utilizado para quando trazemos algo de fora para dentro da gente, atuando diretamente em nossas ações futuras.

Crie o seu próprio caminho, a sua própria história, mas esteja sempre próximo de pessoas que lhe inspiram a ser melhor. Pessoas que lhe dão uma mensagem, um conhecimento, uma presença que te motive a ser sempre a sua melhor versão. Aproveitando, a palavra Motivação também é outra palavra maravilhosa, diferente da Inspiração, é ter um motivo de dentro para fora, para fazer algo.

"Motivação é quando você pega uma ideia e a leva até sua conclusão, e Inspiração é quando uma ideia se apodera de você e o leva aonde você deveria ir." Dr. Wayne Dyer

Vamos olhar para nossa área de Produto. Se queremos gerar mais conhecimento e conteúdo autoral para próximas gerações, precisamos seguir menos o que foi criado há 13 anos (ano que foi lançado o livro Inspired do Marty Cagan, por exemplo), e usar isso para nos inspirar e nos motivar a criar nossos próprios livros, nossos próprios frameworks, ferramentas, processos e termos.

Quando um(a) recrutador(a) perguntar qual framework de priorização você gosta mais de usar, que você cite o seu próprio framework, fundamentando a sua criação como extensão de modelos já existentes que não se encaixavam tão bem a sua realidade.

Ao invés de questionar nomenclaturas, siglas, nomes de cargos e outras polêmicas baratas, que você possa se questionar o que é necessário aprender para ser uma voz ativa da sua comunidade daqui a 5 anos. Qual o principal gap de conhecimento e o que você precisa fazer hoje para ser referência nessa parte, nos próximos anos?

Mais do que se inspirar em outras pessoas e seguir conscientemente algumas direções, não esqueça de se manter motivado(a) para você também inspirar outras pessoas, também compartilhar seu conhecimento, acertos e erros, para ajudar outras pessoas a seguirem alguns caminhos, e claro, motivar outras pessoas a serem profissionais e pessoas ainda melhores.

Um ecossistema forte não é feito de 5 cursos, 3 podcasts e 3 instagrams ativos falando de produto. Ele precisa de dezenas de cursos, dezenas de podcasts, dezenas de instagrams e outras plataformas de criação de conteúdo. O meu sucesso não é feito de seguidores, meu sucesso é feito de legado, que você comece a criar conteúdos, que você monte um curso para PMs, que você dê mentorias, que você inspire outras milhares de pessoas, que aí sim, eu terei sido bem sucedido na minha missão.

Se você terminou de ler esse artigo e está inspirado(a), mas não sabe como começar, me mande uma mensagem e adorarei te ajudar nessa jornada.

B

Se você gostou dessa Newsletter

Ajude aqui o amigo De Luna, compartilhando no seu Instagram, Linkedin e em outros canais. Não deixe de me marcar, para que mais pessoas sejam impactadas por esse conteúdo e levem as boas práticas para seus times.

Faça parte da nossa Newsletter quinzenal Lista De Luna.

Receba conteúdos incríveis sobre Gestão de Produtos (Product Management).